Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) realiza cerimônia de abertura do Programa de Educação Profissional

Sex, 30 de Março de 2012 09:56

Os cursos gratuitos serão realizados no SENAI e na Faculdade Casa do Estudante (FACE) e as aulas começam oficialmente no dia 3 de abril.

O Estaleiro Jurong Aracruz vai promover uma cerimônia oficial de abertura do Programa de Educação Profissional com presença de autoridades estaduais e municipais, lideranças comunitárias, representantes das instituições de ensino e da organização. O evento será realizado no dia 3 de abril, no auditório do SESC de Aracruz, localizado na Rua Professor Lobo, 650, Aracruz(ES).

Trata-se de um projeto de responsabilidade socioambiental implantado pela empresa, que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da região de Aracruz e áreas vizinhas. O Estaleiro Jurong Aracruz está colocando em prática um extenso projeto de educação profissional para cerca de 670 trabalhadores, dividido em duas etapas. 

O projeto é composto por 25 cursos que totalizarão 3.780 horas de qualificação e aperfeiçoamento. Na primeira etapa são ofertadas 330 vagas e o restante será ofertado no segundo semestre. O projeto está sendo realizado, nesse semestre, em parceria com entidades educacionais, como Faculdade Casa do Estudante (FACE) e SENAI, e no segundo semestre, com Faculdade de Aracruz (FACCZ), Escola Técnica PREMIER CEDTEC, SENAC e as prefeituras de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva. 

As matrículas dos candidatos aprovados e suplentes foram realizadas nos dias 20 a 30 de março no SENAI e na Casa do Estudante. Participaram do processo seletivo 1.923 candidatos. No SENAI, foram inscritas 130 pessoas e 200 pessoas na FACE.

Os cursos abrem oportunidades para que os moradores treinados trabalhem nas obras de empreendimentos da região, além de poder concorrer à vaga no Estaleiro Jurong. Outra linha de ação deste programa está na qualificação para setores como alimentação e hotelaria, que terão aumento natural de demanda com a instalação do estaleiro.

Entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013 será realizado o processo seletivo para os cursos de Instalações Elétricas Prediais, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Soldador (Eletr.Revestido, MIG, TIG), Bombeiro Hidráulico, Gestão Ambiental, Eletricista de Manutenção, Encanador Industrial, Auxiliar em Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Instrumentação Cirúrgica.

O projeto vai oferecer aos moradores da região de influência do estaleiro chances de aproveitar as oportunidades oriundas da intensificação de diversas atividades econômicas, alavancadas pela chegada da empresa, que vai gerar 2,5 mil empregos durante a sua construção e mais 6 mil a partir da sua operação.

Os candidatos, em sua maioria, são moradores do próprio município de Aracruz, principalmente das áreas de influência direta do empreendimento – Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, além da própria Aracruz Sede. 

Os alunos aprovados, moradores das localidades fora da sede do município de Aracruz, terão viabilizado o transporte gratuito, por meio de parceria com as prefeituras.

Engajamento popular

O projeto de Capacitação Profissional do Estaleiro Jurong atua junto às comunidades da área de influência do empreendimento há mais de um ano, realizando debates democráticos e promovendo ações em diversas áreas com o objetivo de promover o envolvimento da empresa nas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, econômica e social da região.

O projeto do curso é resultado de um profundo estudo do panorama socioeconômico local, realizado anteriormente com a participação da sociedade, representada por entidades comunitárias e pelos órgãos governamentais. A definição dos títulos dos cursos partiu também de um cadastramento prévio realizado junto à população, com o objetivo de obter um levantamento dos interesses e necessidades locais, referentes à capacitação profissional.

Desse processo, foram definidos 44 títulos que foram encaminhados às comunidades que se mobilizaram e elegeram os 25 títulos de cursos a serem desenvolvidos no projeto. Participaram do processo onze associações de moradores da orla de Aracruz e Fundão, o Conselho Popular de Aracruz e a Federação de Associações de Moradores.

Informações para Imprensa

Francisca Selidonha
Coordenadora de Comunicação e Imprensa
Estaleiro JURONG Aracruz
Tel.(27) 3024 0509 / 8111 1087
Email: Francisca.selidonha@jurong.com.br

 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br