Estaleiro Jurong Aracruz . Notícias
Estaleiro Brasileiro da Sembcorp Marine Premiado com Embarcação de Apoio à Pesquisa para a Marinha do Brasil
Seg, 13 de Junho de 2022 17:23

Sembcorp Marine conquista pela primeira vez uma nova embarcação, projetada e construída no Brasil para o PROANTAR, o Programa Antártico Brasileiro

A Sembcorp Marine Ltda, por meio de suas subsidiárias integrais, Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e Sembcorp Marine Specialized Shipbuilding Pte Ltd (SMSS), e a constituição da Sociedade de Propósito Específico “Polar 1 Construção Naval SPE Ltda”, garantiu um Contrato EPC de cerca de USD 150 milhões (aproximadamente SGD 200 milhões) da EMGEPRON, uma empresa estatal ligada ao Ministério da Defesa no Brasil.

O contrato de Engenharia, Contratação e Construção envolve uma nova embarcação de apoio para a Marinha do Brasil, o NApAnt, para implantação de pesquisas científicas na Antártica. Medindo 93,9 metros de comprimento, 18,5 metros de largura e pesando cerca de 5,88 toneladas métricas com um calado de seis metros, o NApAnt é construído de acordo com os padrões de campo de gelo de navegação, classificado como P-6.

O projeto será executado através do estaleiro EJA no Brasil para cumprir a exigência de conteúdo local, ao mesmo tempo em que utiliza os recursos combinados da rede global Sembcorp Marine, incluindo o amplo conhecimento e experiência da SMSS no projeto e construção de embarcações especializadas e de alto desempenho.

A construção do novo navio começará em 2022, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2025. Após a conclusão, o NApAnt substituirá o navio de apoio oceânico (NApOc) Ary Rongel (H-44), que está chegando ao fim de seu ciclo de vida. Espera-se que a embarcação agregue uma nova dimensão operativa ao Programa Antártico Brasileiro.

Guhan Thangavelu, presidente do EJA, disse: “Somos gratos à EMGEPRON e à Marinha do Brasil por escolherem o EJA e a Sembcorp Marine e pela confiança em nossos projetos comprovados e experiências passadas. Este é um projeto estratégico para o estaleiro, permitindo que o EJA alavanque o conhecimento de domínio do Grupo, capacidades especializadas em EPC e integração de projetos, bem como as capacidades do EJA para realizar soluções para Navios Classe Polar (DP2).”

O Sr. William Goh, presidente do Conselho Administrativo do EJA e Diretor Financeiro da Sembcorp Marine, disse: “A empresa está satisfeita que sua proposta atendeu aos critérios-chave do projeto de desempenho e especificação da embarcação; modelo financeiro de negócios robusto; metodologia de construção rigorosa; incluindo gerenciamento detalhado do ciclo de vida e suporte logístico integrado. Temos o privilégio de apoiar o programa oceanográfico e científico da Marinha do Brasil na Antártida por meio deste projeto.”

O Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior, Diretor da EMGEPRON disse: ``É uma honra para a Empresa Gerencial de Projetos Navais participar, em parceria com a Marinha do Brasil e a POLAR 1 CONSTRUÇÃO NAVAL SPE LTDA, de tão importante empreitada, que proporcionará à indústria naval brasileira ingressar no restrito círculo daquelas capazes de construir navios com capacidade de operar nas gélidas regiões polares”.

O Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Diretor-Geral do Material da Marinha disse: “A obtenção do novo Navio de Apoio Antártico pela Marinha do Brasil é de relevância estratégica para o País, proporcionando assim a manutenção da presença brasileira no continente Antártico e a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz”.

Não se espera que este Contrato tenha qualquer impacto material nos ativos tangíveis líquidos e nos resultados por ação do Grupo para o exercício que se encerra em 31 de dezembro de 2022.

Fotos: Agência Marinha


 
Cerimônia de Inauguração da ETE
Ter, 12 de Abril de 2022 18:48

A Estação de Tratamento de Esgoto, que atenderá aos bairros Santa Marta e Barra do Sahy em Aracruz, foi inaugurada no dia 12 de abril com a presença do Governador Renato Casagrande, Presidente da CESAN Carlos Aurélio Linhalis e Presidente do Estaleiro Jurong Aracruz Thangavelu Guhan, além de outras autoridades, colaboradores do Estaleiro Jurong Aracruz e lideranças comunitárias.

A Estação de tratamento de esgoto - ETE foi construída em atendimento ao Termo de Compromisso socioambiental em cumprimento à Condicionante 22 da Licença de Instalação do Estaleiro Jurong Aracruz. O investimento feito pelo Estaleiro Jurong Aracruz é da ordem de R$ 12 milhões de reais.

A Estação

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. Foi construída pela Paques, do Brasil, empresa holandesa líder mundial em tratamento de efluentes, e está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes.

As obras se iniciaram em janeiro de 2020, mesmo durante a pandemia da Covid-19 a obra foi executada, testada, monitorada, sendo entregue à CESAN em janeiro de 2022.

A água que sai após o tratamento do esgoto possui qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais.

O sistema ainda contempla um emissário submarino de 360 metros para lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

Qualidade de Vida e Meio Ambiente

A Estação de Tratamento de Esgoto é uma conquista da comunidade, do município e do Estaleiro Jurong Aracruz, sendo uma contribuição de todos para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz, que a partir de agora pode usar uma praia limpa e sem contaminação de esgoto.


 
Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine realizará trabalhos de modificação no Tupi B.V. FPSO P-71 para implantação no campo de Itapu
Qua, 30 de Junho de 2021 15:12

Sembcorp Marine Ltd, por meio de sua subsidiária integral, Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), garantiu um Aditivo ao Contrato da Tupi BV avaliado em cerca de US $ 175 milhões para trabalhos de modificação a serem concluídos na Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Óleo e Gás (FPSO) P-71.

Projetada originalmente para o campo de Tupi, a FPSO P-71 passará por modificações e integração no EJA para implantação no campo de Itapu. O escopo de trabalho do EJA inclui a modificação dos sistemas existentes e integração de sistemas adicionais à plataforma (o "Projeto").

Medindo 316m de comprimento e 54m de largura, a FPSO P-71 é capaz de movimentar 150.000 barris de petróleo por dia e seis milhões de metros cúbicos de gás natural em operação. Tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo e pode acomodar 160 pessoas. A entrega da embarcação está prevista para o último trimestre de 2022.

O Sr. Guhan Thangavelu, Presidente da EJA disse: “Nosso Estaleiro (EJA) é conhecido por ser um dos maiores e mais avançados estaleiros do Brasil para produtos e soluções offshore, e está estrategicamente localizado na costa leste do Brasil para atender aos desenvolvimentos de campos no Atlântico, Setores do Golfo do México e da África Ocidental. Este projeto oferece uma oportunidade de mostrar as capacidades do EJA para realizar projetos de engenharia complexos e de grande escala com adaptação rápida de design e layout submarino superior.”

“Agradecemos a Tupi B.V. e seus parceiros por escolherem a Sembcorp Marine e a equipe do EJA para entregar mais uma unidade flutuante para aumentar seus ativos de classe mundial para implantação em águas profundas e ultra profundas. Em meio ao desafio induzido pela pandemia, continuamos comprometidos com a execução segura e oportuna do projeto.”

Em setembro de 2019, o EJA entregou a nova FPSO P-68 para a Tupi B.V. que está atualmente instalada nos campos de águas ultra profundas de Berbigão e Sururu na Bacia de Santos, no Brasil.

Não se espera que a alteração do Contrato tenha qualquer impacto material nos ativos tangíveis líquidos consolidados e no lucro por ação da Empresa para o ano que termina em 31 de dezembro de 2021.

Sobre a Sembcorp Marine Ltd

A Sembcorp Marine fornece soluções de engenharia inovadoras para as indústrias globais offshore, marítimas e de energia. Com sede em Cingapura, o Grupo tem cerca de 60 anos de experiência no projeto e construção de sondas, flutuadores, plataformas offshore e embarcações especializadas, bem como na reparação, atualização e conversão de diferentes tipos de navios. As soluções da Sembcorp Marine se concentram nas seguintes áreas: Renováveis, Processos, Gás, Ocean Living e Equipamentos de Perfuração Avançada.

Os clientes da Sembcorp Marine incluem grandes empresas de energia, proprietários de unidades de produção flutuantes, companhias de navegação e operadores de cruzeiros e balsas. Eles são apoiados por quatro unidades comerciais: Rigs & Floaters; Reparos & Atualizações; Plataformas Offshore e Construção Naval Especializada.

A Sembcorp Marine opera estaleiros e outras instalações em Cingapura, Indonésia, Reino Unido, Noruega e Brasil.

Descubra mais em www.sembmarine.com

Sobre o Estaleiro Jurong Aracruz

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) é um estaleiro integrado e totalmente pertencente e operado pelo Sembcorp Marine no Brasil. Está localizado em uma área de 82,5 hectares com litoral de 1,6 km de extensão no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, cerca de 80 km por estrada ao norte da capital Vitória.

O estaleiro iniciou suas operações no segundo semestre de 2014 e está bem posicionado para atender à próspera indústria de petróleo e gás offshore do Brasil com seu cais de atracação de 1 km, oficinas de fabricação de aço, guindaste flutuante com capacidade de até 3.600 toneladas e instalações auxiliares para tubulação e equipamentos, obras eletromecânicas, hidrojateamento e pintura.

O EJA tem experiência internacional e capacidades avançadas para realizar o reparo, atualização, modificação e construção de navios-sonda, semissubmersíveis, plataformas elevatórias, plataformas e navios de abastecimento, bem como integração de FPSO e fabricação de módulos de superfície.


 
Chamada Pública de Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Ambientes Costeiros e Marinhos Capixabas
Sex, 04 de Junho de 2021 14:34

A Rede de Cooperação em Estudos, Extensão e Pesquisa sobre Ambientes Costeiros e Marinhos (RECEPAC), lança, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO) a Chamada Pública de Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Ambientes Costeiros e Marinhos Capixabas.

Essa será a 2ª Chamada lançada pela RECEPAC e terá como foco a seleção de projetos destinados às linhas de pesquisas: Monitoramento Ambiental e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais.

A Gestão da RECEPAC é realizada pelo Estaleiro Jurong Aracruz e Instituto Federal do Espírito Santo, e essa Chamada é realizada por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação, públicas e privadas, inclusive organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, estabelecidas no Estado do Espírito Santo, com atividades de pesquisa e/ou extensão previstas em seus estatutos, a apresentarem propostas nos termos estabelecidos nesta Chamada, com arquivos detalhados disponíveis na página de Internet da Fundação FACTO https://facto.org.br/edital-2021.

A submissão de propostas é até o dia 20 de junho de 2021, seguindo o calendário:

19/05/2021 - Lançamento da Chamada;
08/06/2021 - Webinar de esclarecimentos da Chamada;
20/06/2021 - Prazo final para submissão de Propostas;
29/07/2021 - Divulgação do resultado final

O Edital de Chamada encontra-se Publicado no site: www.facto.org.br na aba Editais.

Dúvidas sobre a Chamada:

Entrar em contato com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO) via e-mail selecao.pepac@gmail.com.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 53

Estaleiro Brasileiro da Sembcorp Marine Premiado com Embarcação de Apoio à Pesquisa para a Marinha do Brasil

Sembcorp Marine conquista pela primeira vez uma nova embarcação, projetada e construída no Brasil para o PROANTAR, o Programa Antártico...

Agência Marinha - Assinado o contrato de construção do Navio de Apoio Antártico

Após a assinatura do contrato que ocorreu no dia 13 no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o Programa...

Defesa em Foco - Marinha assinou hoje o contrato para a construção do novo Navio de Apoio Antártico

A Marinha do Brasil (MB) assinou hoje (13), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o contrato para a...

Folha do Litoral - Estação de Tratamento de Esgoto construída pela Jurong é inaugurada

Mais de 20 mil moradores de Barra do Sahy e Santa Marta, no litoral de Aracruz, estão sendo atendidos pela...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa newsletter

Nome

E-mail

Canal de Denúncias do EJA

• Acesse o formulário para fazer a sua denúncia

• Ligue gratuitamente para 0800 800 8028

• Envie um e-mail para denuncia@jurong.com.br

Contato Comercial do EJA

Contato para clientes.

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br