Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

Qui, 01 de Fevereiro de 2024 18:36




A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar a tradicional Cerimônia de Batimento de Quilha da embarcação, no dia 17 de outubro, no Estaleiro Jurong Aracruz (ES). Marco na construção de um navio, o batimento de quilha ocorre quando a quilha, considerada a “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das demais partes que comporão o navio.

Reunindo o que há de mais avançado em tecnologia naval, o modelo construtivo do NPo “Almirante Saldanha” prevê a produção de blocos, os quais são construídos separadamente e, posteriormente, são unidos para dar forma ao navio. Dessa maneira, é possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada, além de facilitar a colocação de equipamentos a bordo e permitir trabalhos em diversos estágios de maneira segregada em cada unidade.

Durante a cerimônia, o batimento da quilha foi simbolizado pelo posicionamento do bloco correspondente à praça de máquinas auxiliar da parte frontal da embarcação e pela colocação de uma moeda comemorativa na estrutura, seguindo antigas tradições.

O bloco posicionado é uma estrutura metálica com aproximadamente 100 toneladas, onde serão instalados equipamentos dos sistemas de climatização e refrigeração, bombas do sistema de combate a incêndio, estruturas do tratamento de água e esgoto, além de bombas de transferência de combustível. As próximas etapas serão a edificação do bloco que compõe a praça de máquinas de trás do navio e o posterior posicionamento dos equipamentos de geração elétrica e propulsão.

NAVIO POLAR

Conduzido desde 2019 pela MB, executado pela Polar 1 e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), este projeto culminará com a construção, pela primeira vez no Brasil, de um navio com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica. A entrega do NPo “Almirante Saldanha está prevista para o segundo semestre de 2025.

O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, hangar para 2 aeronaves de porte médio, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção já foram gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos, além do fomento à indústria naval brasileira e à base tecnológica nacional.

PROHIDRO

A construção do Navio Polar faz parte do Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados na Amazônia Azul e em águas polares para que a MB possa cumprir as suas atribuições referentes às atividades hidrográficas, oceanográficas, meteorológicas, cartográficas e de sinalização náutica, garantindo o suporte à aplicação do Poder Naval, além da prestação de apoio de transporte e logística da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Entre os ganhos esperados com a iniciativa estão o aprimoramento na coleta e acurácia de dados geoespaciais marinhos nas águas jurisdicionais brasileiras e nas águas internacionais de interesse do País, a melhoria na eficácia dos auxílios à navegação e o apoio à pesquisa nacional no ambiente marinho.

INOVAÇÕES

O NPo “Almirante Saldanha” desempenhará as mesmas atividades que o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, porém com capacidades aperfeiçoadas. Nesse sentido, possibilitará: redução do tempo necessário para o reabastecimento da EACF, com a inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e manobra ao novo navio; maior segurança na aproximação do navio com a praia, para desembarque de material e de pessoal, em função dos sofisticados sistemas de navegação e de controles; e a ampliação da área passível de ser visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.


 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br