Unidades de Conservação Capixabas unem Carnaval e Educação Ambiental

Ter, 19 de Fevereiro de 2013 16:16

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios litorâneos de Aracruz, Fundão e Serra, no Espírito Santo, promoveram durante o feriado de carnaval (9 a 11) campanha de educação ambiental para conscientizar usuários e visitantes das praias da região.

A APA Costa das Algas se estende de Costa Bela, Jacaraípe, Serra, até Praia dos Quinze, Barra do Sahy, Aracruz, e o RVS Santa Cruz vai de Rio Preto, Praia Grande, Fundão, até Foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz, Aracruz. Ambas unidades abrigam ambientes costeiros e marinhos de relevante interesse econômico e ecológico.

O grupo fez um trabalho de conscientização acerca da importância de manter as praias limpas após a visita. As praias visitadas foram Barra do Sahy, dos Quinze, de Putiri, de Mar Azul, do Sauê, dos Padres, de Santa Cruz, Praia de Gramuté, Formosa, Costa Azul, do Rio Preto, do Califa, Praia Grande e Costa Bela.

A recepção dos visitantes à questão foi positiva, muitos apoiaram e incentivaram o trabalho de conscientização, mostrando-se preocupados com os estado de conservação do ambiente costeiro marinho. Mas percebeu-se claramente a carência de lixeiras em número suficiente para abrigar o lixo produzido em cada uma das praias.

Lema

A campanha, que teve como lema A onda é preservar, levou informações sobre o que deve ou não ser feito dentro de uma unidade de conservação marinha, como, por exemplo, recolher o lixo ao término da visita à praia, não andar de carro na areia da praia, para não amassar os ninhos de tartarugas marinhas, não destruir ambientes naturais e não provocar acidentes.

Os trechos de praia cobertos durante a campanha de educação ambiental foram pré-definidos a partir de critérios como acessibilidade e números de frequentadores da praia. No total, foram visitadas 17 praias.

A campanha informativa de educação ambiental contou com a participação de oito monitores ambientais que receberam um treinamento básico (com duração de quatro horas) necessário para executar as atividades de campo ministrado pela equipe do ICMBio e do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA).

Os tópicos abordados durante o curso foram apresentação das unidades de conservação APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz; importância das UCs; métodos de abordagem e comportamento em campo. Os folders foram detalhados para os usuários das UCs.

Durante a campanha, os monitores procuraram sensibilizar os turistas, visitantes, usuários e comunidade sobre a importância da conduta responsável ao visitar um ambiente natural e estimularam boas práticas com relação ao uso e manejo do ambiente marinho.

Ao encontrar grupos fazendo churrasco, a equipe esclareceu os cuidados com a manipulação de fogo na praia, que pode levar a queimadas na restinga. Os monitores orientaram ainda os visitantes a não retirar animais, conchas ou algas de seu habitat para levar como lembrança da praia.

O grupo frisou ainda a importância dos visitantes de não estacionarem nem pisarem na vegetação de restinga, dando preferência às barracas que respeitam o meio ambiente. Com relação à compra ou construção de imóveis, a equipe informou que ambas são proibidas em áreas de restingas e mangues protegidos em unidades de conservação federais, como é o caso das duas unidades.

Criação das UCs

O objetivo principal da criação dessas áreas protegidas é conservar a diversidade biológica e os ambientes naturais, principalmente os fundos colonizados por algas e outras comunidades bentônicas, bem como a fauna associada, espécies residentes e migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo, manguezais e vegetação costeira e formações sedimentares bioclásticas e litoclásticas, importantes para a estabilidade da orla marítima.

As duas unidades possuem características naturais importantes e singulares e foram criadas para garantir a conservação da biodiversidade (algas, peixes e mangues) e dos recursos naturais dos ambientes marinhos e terrestres, permitindo o uso sustentável pelas comunidades tradicionais.

O RVS de Santa Cruz e a APA Costa das Algas têm gestão compartilhada. Distante aproximadamente 20 km de Vitória, capital do Espírito Santo, a APA tem como principal acesso a rodovia estadual ES 010. A APA possui área de 114.931 hecates e o RVS, de 17.741 hectares, sendo a maior parte marinha.

Fonte: Comunicação ICMBio
 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br