Preservar é a maior onda desse carnaval

Qui, 21 de Fevereiro de 2013 17:17

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em parceria com o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), promoveu nesse carnaval campanhas de educação ambiental nas praias das Unidades de Conservação “Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e do Refúgio de Vida Silvestre Santa Cruz”.

A campanha foi desenvolvida na orla de quinze praias dos municípios da Serra, Fundão e Aracruz. Nove pessoas distribuíram folders educativos nas praias de Barra do Sahy, Praia Grande, Santa Cruz, Coqueiral, Costa Bela, Praia Formosa, Costa Azul, Rio Preto, Praia do Califa, Enseada das Garças, Putiri, Mar Azul, Praia dos Padres, Sauê e Gramuté.

O objetivo da campanha educativa nas praias foi divulgar as unidades de conservação e alertar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com o nosso litoral. Entre as orientações, destaca-se que o lixo deixado nas praias polui o ambiente e pode provocar a morte de muitos animais, como as tartarugas que podem morrer por ingestão de plástico.

Outra dica de preservação é não andar com veículo na areia da praia, pois além de ser proibido por lei, pode amassar os ninhos das tartarugas, destruir ambientes naturais e provocar acidentes. Outro alerta da campanha foi que o churrasco na praia pode gerar fogo e queimar a restinga.

Também se explicou que não se deve retirar animais, conchas e algas de seu habitat natural. Não se deve ainda comprar e nem construir imóveis em áreas de restinga e mangues. Os banhistas devem dar preferência às barracas que respeitam o meio ambiente. Não se deve também pisar e nem estacionar o carro na vegetação de restinga.

A área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio da Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz são unidades de conservação marinha (UCs) criadas pelo Governo Federal e administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com apoio dos Conselhos Consultivos dessas unidades.

A APA Costa das Algas e o RVS Santa Cruz são áreas com características naturais importantes e singulares, criadas para garantir a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e a valorização das atividades pesqueiras e extrativistas de subsistência.

A APA Costa das Algas se estende de Costa Bela, Jacaraípe, Serra, até Praia dos Quinze, Barra do Sahy, Aracruz e o RVS Santa Cruz se estende de Rio Preto, Praia Grande, Fundão até Foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz, Aracruz. Ambas unidades abrangem ambientes costeiros e marinhos de relevante interesse econômico e ecológico.

Os objetivos da criação das Unidades de Conservação Federais são proteger e preservar a biodiversidade (algas, peixes e mangues) e os recursos naturais dos ambientes marinhos e terrestres, garantindo o seu uso sustentável pelas comunidades tradicionais. Outra preocupação é promover ordenamento costeiro e garantir a preservação e recuperação das paisagens naturais.

Além disso, visa valorizar o uso turístico e educativo da orla marítima, associado à conservação dos recursos naturais e aumentar a biodiversidade e garantir o uso sustentável das comunidades do entorno das UCs.

A campanha também divulgou o contato para denúncias do ICMBio 3222-1417/3222-4775, Capitania dos Portos 2124-6526, Polícia Militar 190, Bombeiros 193 e o Disque Denúncias 181.

 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br