Estaleiro Jurong planeja contratar até 6 mil funcionários para 7 megaprojetos

Sex, 25 de Janeiro de 2013 10:51

Empresa investe na formação do profissional: Engenheiros farão curso em Cingapura.

A 5X Petróleo desta semana é com a Diretora Institucional do Estaleiro Jurong Aracruz, Luciana Sandri, que relata aos leitores do NNpetro a situação atual do empreendimento capixaba, as previsões de entrega dos navios-sonda, contratações de funcionários, além de avaliação dos entraves da infraestrutura brasileira.

1X) Como está o desenvolvimento das obras do estaleiro Jurong Aracruz? Qual é a previsão para que o estaleiro esteja pronto?

Atualmente estamos em fase de terraplenagem e construção das obras do quebra-mar. Também estamos finalizando a contratação para cais e píer. Além disso, contrataremos oficinas, armazéns, escritórios, cantina e vestiário. Serão investidos R$ 1 bilhão no Estaleiro Jurong Aracruz, que estará operacional a partir do final de 2013 e será concluído no final de 2014.

2X)  Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, serão fabricados sete navios-sondas para perfuração em águas ultraprofundas no estaleiro. Qual é a previsão de operação dessas embarcações e qual o valor total de investimento?

Os sete navios-sonda vão ser construídos com base no design do Jurong Espandon, que representa a próxima geração de alta especificação de navios-sonda com capacidade avançada e eficiência operacional em águas ultraprofundas em todo mundo.

Cada navio-sonda vai ser ocupado com o estado da arte em facilidades de perfuração, com um deck amplo, organização eficiente e uma large moon pool para aprimorar a perfuração, assim como uma DP-3 (Dynamic Position Class 3) com capacidade de movimentação superior. O navio-sonda terá capacidade de operar a 10,000 pés de profundidade, perfurando em até 40,000 pés, com acomodação para uma tripulação de 180 pessoas.

Com prazo de entrega entre 2015 e 2019, as seis sondas serão as primeiras de uma série que será construída no Brasil para fazer frente às recentes descobertas de petróleo e gás em campos oceânicos gigantes do pré-sal, situados em Santos. Após a entrega, as embarcações serão arrendadas pela Petrobras para operação no prazo de quinze anos. Três sondas serão operadas pela Odfjell e as outras três pela Seadrill. Temos US$ 6.3 bilhões para as encomendas dos 7 navios-sonda além de construção de oito módulos e integração de FPSO’s P- 68 e P-71.

3X) Até o momento quantos profissionais o estaleiro contratou para dar sequência às obras? Existe perspectiva de contratação de mais profissionais?

Atualmente o Estaleiro possui 60 funcionários diretos. No pico da construção, serão 2500 contratados e 6000 no pico da operação. Para as vagas divulgadas agora temos: Engenheiro de Tubulação (1), Engenheiro Eletricista (2), Engenheiro Mecânico (2), Técnico em Mecânica (1), Técnico em Tubulação (1), Técnico em Elétrica (1), Analista de Treinamento (1), Analista de Cargos e Salários (1).

Importante ressaltar que alguns dos engenheiros farão treinamento em Cingapura, nos estaleiros do grupo Sembcorp Marine. Esta experiência internacional é muito interessante para a carreira do profissional, pois possibilita o desenvolvimento profissional e cultural.

4X) Quais são os principais entraves que o estaleiro vivencia na realização das obras?

Atualmente, no estaleiro, não temos nenhum entrave, mas sabemos que existem inúmeros desafios a serem vencidos, como qualquer indústria hoje no Brasil. É um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas. Por exemplo, são fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional: a alta carga tributária e burocracia excessiva, altos custos trabalhistas e previdenciários, legislação complexa e infraestrutura precária.

5X) Como a senhora analisa a mão de obra no país? Existe algum projeto para incentivar a qualificação?

Existe mão de obra qualificada na região de Aracruz (ES), por se tratar de um polo metal-mecânico, e pela desmobilização de outros empreendimentos. Além disso, já estamos capacitando pessoal. Nossa estratégia tem cinco pilares: cursos para as comunidades, parcerias com entidades e órgãos; centro de treinamento interno, intercâmbio em Cingapura, programa de trainees e lideranças.

Criamos um plano de transferência de tecnologia para alunos do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), que estão, desde janeiro, em Cingapura para um intercâmbio de 12 meses. A Jurong vai qualificar em Cingapura estudantes e professores do IFES para a indústria naval. Também já promovemos cursos de qualificação profissional para 680 trabalhadores. São 25 cursos, com 330 vagas na primeira etapa e 350 vagas na segunda. Além disso, estamos desenvolvendo programas de apoio a projetos da área de influência do empreendimento.

Fonte: NNpetro – Adriano Nascimento - 24/01/2013

 

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