Estaleiro Jurong Aracruz(EJA) desenvolve Programa de Sustentabilidade Socioambiental

Dom, 09 de Dezembro de 2012 21:08

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) desenvolve projetos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, gerando valor para comunidades do entorno do empreendimento. O Estaleiro realiza 13 programas de monitoramento e controle constante de suas atividades. Entre eles, destacam-se os monitoramentos de emissão de poeira, de emissão de ruídos, de qualidade da água superficial e subterrânea, perfil de praias, de ruídos,  de fauna e flora e monitoramento marinho.

Esses monitoramentos visam identificar qualquer alteração ambiental durante as atividades de instalação da empresa. Os dados desses monitoramentos também servem de parâmetro para investimento em projetos ambientais. Além disso, todos os resíduos gerados são identificados, separados, armazenados e recolhidos por empresa licenciada. Todas as atividades realizadas, durante a fase de instalação do empreendimento, tem como objetivo a preservação e conservação do meio ambiente, a segurança dos colaboradores, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida nas comunidades do entorno.

Como medida compensatória à supressão vegetal, o EJA executa um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, recuperando uma área de 57 hectares em aldeia indígena e inicia, em breve, projeto de recuperação em área de restinga.

Na área social, desenvolve programa de comunicação e educação ambiental, em que realiza diversas ações junto à comunidade. Entre elas, vai realizar programa de Educação Ambiental RVS Santa Cruz e APA Costa das Algas, bem como identificação visual e plano de comunicação para divulgação das unidades junto aos diferentes públicos de interesse. Um destaque é o programa de monitoramento socioeconômico, que dimensiona a intervenção da instalação e operação do EJA na infraestrutura e equipamentos com vistas a planejar intervenções propiciando um desenvolvimento sem comprometer a qualidade de vida das comunidades. Nessa perspectiva serão construídos uma estação de tratamento para Barra do Sahy, uma creche para Barra do Riacho e uma área de lazer na Aldeia Pau Brasil.

O Estaleiro prioriza a contratação de mão de obra local, uma prova disso é a divulgação antecipada na comunidade das vagas ofertadas pelo Sine de Aracruz. A estratégia é bem sucedida, uma vez que 69% da mão de obra contratada é local. Atualmente, 60% dos fornecedores de serviços e produtos para EJA são locais. Para garantir a manutenção desse nível de aproveitamento, será desenvolvido em breve um programa de capacitação de fornecedores.

A Jurong está executando o Programa de Cooperação Educacional entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e o Ngee Ann Polytechnic (NP) de Cingapura. Esta iniciativa vai qualificar estudantes do IFES para o trabalho na Indústria Naval. Também vai treinar professores do IFES, com transferência de tecnologia, além de formação de lideranças e multiplicadores.

O Estaleiro Jurong Aracruz está colocando em prática um extenso projeto de educação profissional com atendimento de 680  trabalhadores, dividido em duas etapas. O projeto é composto por 25 cursos totalizando 3.780 horas de qualificação e aperfeiçoamento.

Os cursos são ministrados pelas instituições Fundação João Batista/Faculdade de Aracruz (FACCZ) e Escola Técnica PREMIER CEDTEC. Estão sendo ofertados os cursos de bombeiro hidráulico, gestão ambiental, encanador industrial, eletricista de manutenção, operador de máquinas pesadas, instalações elétricas prediais, eletrotécnica, automação industrial, auxiliar de recursos humanos, cuidador de idosos, mecânica de manutenção industrial e soldador (elétrico, revestido, MIG e TIG).

O EJA desenvolve um programa de apoio a projetos da área de influência do empreendimento. Com esse objetivo, lançou o 1º Edital de Apoio a Projetos. Oito projetos que contribuam para a sustentabilidade social, ambiental e econômica das comunidades dos municípios de Aracruz e Fundão estão sendo selecionados pelo Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) para receberem recursos financeiros e serem desenvolvidos em 2013. Informações sobre o Edital estão disponíveis no site da empresa: www.jurong.com.br. O lançamento do edital foi feito durante o curso Fortalecimento de Entidades do Terceiro Setor, promovido pela empresa, ministrado na área de influência do empreendimento nos municípios de Aracruz e Fundão.

Um total de 149 pessoas representando 55 entidades da orla de Aracruz e Fundão, no Espírito Santo, teve oportunidade de participar do curso de Fortalecimento do Terceiro Setor, promovido pelo Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). A cerimônia de encerramento e entrega de certificado foi realizada no dia 29 de novembro, em Praia Formosa, Santa Cruz, em Aracruz. O curso, com carga horária de 32 horas, iniciou-se em maio.

Esse projeto é parte integrante do Programa de Educação Ambiental desenvolvido junto às comunidades do entorno do EJA. Entre os temas abordados destacam-se: legislação básica aplicada ao 3º setor,  responsabilidades essenciais dos dirigentes das entidades,  gestão financeira e contábil, noções gerais de planejamento estratégico, identificação de projetos prioritários, captação de recursos e fontes de financiamento e elaboração de projetos.


 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br