Governador Renato Casagrande visita Estaleiro Jurong Aracruz

Ter, 29 de Janeiro de 2019 18:11

No dia 28 de janeiro de 2019, o Estaleiro Jurong Aracruz recebeu a visita do novo Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, acompanhado da Vice-governadora Jacqueline Moraes, do Secretário de Estado do Desenvolvimento, Heber Resende, e do Presidente do Bandes, Ângelo Batista, do Presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso e dos Vereadores de Aracruz, Marcelo Mena, Ronivaldo Garcia Cravo, Romildo Broetto e Dileuza Marins Del Claro.

Em seu discurso de boas-vindas o Presidente do Estaleiro Jurong Altaf Hossain lembrou que o Governador Renato Casagrande participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do EJA em 17 de dezembro de 2011. Entretanto, o Presidente ressaltou que para o Estaleiro Jurong se tornar competitivo no mercado internacional e possa disputar projetos com os concorrentes da China e Coreia, é necessário que as legislações tributária e trabalhista sejam revistam para redução do custo final dos serviços.

O Presidente destacou ainda que o EJA hoje emprega 4.600 pessoas em sua maioria da região de Aracruz, mas com sua capacidade total poderá empregar até 10.000 pessoas. “Construímos um dos mais modernos estaleiros desse País. Concluímos a construção de nosso cais e dragamos nossa areia marítima a incríveis 16 metros, único do país com essa profundidade. Geramos mais de 4.600 empregos, com 90% de mão de obra capixaba, e temos potencial para mais. Precisamos de mais obras, superar grandes desafios. Temos potencial para gerar até 10 mil empregos”, explicou Altaf Hossain.

Em seu discurso o Governador Renato Casagrande informou que em seu mandato anterior esteve também visitando o Grupo em Cingapura e visitando a obra do estaleiro em 2014 e destacou o papel estratégico do Estaleiro Jurong Aracruz que coloca o Estado do Espírito Santo. “Hoje conquistamos uma posição estratégica, próxima às grandes áreas produtoras de petróleo. Nossa presença hoje é para dizer que a Jurong tem nosso total apoio para continuar executando esse trabalho e levando o desenvolvimento para os capixabas”, afirmou.

Durante sua visita, o Governador percorreu as instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, que incluem entre suas facilidades um cais de 1 km de extensão com profundidade de 15,5 metros e as Oficinas Integradas, que são totalmente automatizadas e consideradas as mais modernas da América Latina. As oficinas possuem os mesmos parâmetros de tecnologia dos Estaleiros de Cingapura do Grupo Sembcorp Marine, do qual o Estaleiro Jurong Aracruz é subsidiário.

Atualmente, o Estaleiro Jurong Aracruz emprega mais de quatro mil pessoas, que atuam na integração de módulos e comissionamento de plataformas de petróleo e no reparo de embarcações.

Com as grandes descobertas de petróleo e gás nos campos gigantes do pré-sal do Brasil e sua proximidade com os campos de petróleo offshore no Atlântico, Golfo do México e África Ocidental, o EJA está estrategicamente posicionado para atender a esses setores de alto potencial de crescimento.

O EJA está localizado em uma área de 82,5 hectares, com um litoral de 1,6 km no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, a cerca de 80 km ao norte da capital Vitória.

O estaleiro integrado é equipado com instalações de primeira qualidade, incluindo um cais de atracação, instalações de oficinas de fabricação de aço e de tubulação auxiliares. Também possui o maior guindaste flutuante da América Latina, para aumentar a eficiência operacional e a vantagem competitiva do estaleiro. As operações iniciais começaram no segundo semestre de 2014.

O EJA tem capacidade de realizar a construção de navios-sonda, plataformas semissubmersíveis e jack-up, plataformas e embarcações de suprimento, integração de FPSOs e fabricação de módulos, além de reparos e obras de modificação em variados tipos de embarcações.

Oficina de fabricação do Estaleiro Jurong Aracruz

A oficina de fabricação do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), que está localizada em uma área coberta de 80.000 m² e tem capacidade de processamento de mais de 4.000 toneladas de aço por mês, está voltada para a construção de módulos para plataformas e uma variedade de perfis, blocos e estruturas para a indústria naval e offshore.

Equipada com uma linha completa de máquinas automatizadas de corte e montagem, a oficina também é capaz de construir estruturas de aço para diferentes segmentos de mercado, tais como para a construção civil e para a construção de pontes.

Outras instalações auxiliares incluem câmaras de hidrojateamento e oficinas de pintura. Ao todo, essas oficinas oferecem aos clientes uma gama completa de serviços integrados de engenharia e fabricação.

Detalhes das Instalações

  • Área do Terreno - 82,5 hectares
  • Extensão do Cais Sul - 263m x profundidade de até 19m
  • Cais Sul - 253m x profundidade de até 15.5m
  • Finger Pier - 407m x profundidade de até 8.5m
  • Canal de Entrada - profundidade de 15.5m
  • Workshops - Instalações de oficinas de fabricação de aço e tubulações auxiliares
  • Guindaste Flutuante - 3.600 T
  • Guindaste-pórtico - 1 unidade 300T x 150m
  • Guindaste de lança - 2 unidades 50T x 50m

O maior guindaste da América Latina

  • Com bandeira e tripulação brasileiras, o Estaleiro Jurong Aracruz possui um guindaste flutuante de última geração construído no Japão e entregue no início de 2014.
  • Possui capacidade total de içamento de 3.600 toneladas, com quatro ganchos capazes de içar 900 toneladas cada.
  • O guindaste flutuante mede 170 metros de altura, 110 metros de comprimento e 46 metros de largura.
  • Tem capacidade de atender o mercado brasileiro em áreas como construção civil de grandes estruturas, operações portuárias e navais entre outras.
  • Sinergia para o Crescimento

    Com mais de duas décadas de experiência no atendimento à indústria offshore do Brasil, o Grupo Sembcorp Marine e sua subsidiária Estaleiro Jurong Aracruz são atores-chave no setor de petróleo e gás do país. Com o estabelecimento do Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, o grupo e seus estaleiros estão bem posicionados para promover a parceria com o Brasil em seu rápido progresso e crescimento sustentável.

 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br