A cerimônia de abertura do Programa de Capacitação lotou o Auditório do SESC de Aracruz

Qua, 04 de Abril de 2012 16:22

Cerca de 350 pessoas entre autoridades, lideranças comunitárias e estudantes compareceram, no dia 03 de abril de 2012, à cerimônia de abertura oficial do Programa de Capacitação Profissional, promovido pelo Estaleiro Jurong Aracruz, realizada no Auditório do SESC de Aracruz.

Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Aracruz, Ademar Coutinho Devens; Vice-Prefeito de Aracruz, Jones Cavalieri, Secretário de Desenvolvimento  de Aracruz,  Divaldo Crevelin; Prefeito de Fundão,  Claydson Pimentel Rodrigues; Vice-Prefeito de João Neiva,  João Batista Brizzo; Prefeita de Ibiraçu, Naciene Vicente; Diretor da Faculdade Casa do Estudante, Eugênio Cunha; Diretor do SENAI, José Braz e  Luciana Sandri, Diretora Institucional do Estaleiro Jurong Aracruz.

Entre as lideranças comunitárias presentes no evento, destacam-se Paulo Flávio Machado da Associação Comunitária Barra do Riacho, Eva Carlos Ribeiro da Comunidade Nova Santa Cruz e Cruzeiro; Edson Bobô da Associação Círculo Comunitário São Benedito do Rosário e  Júlio Cesar F. Perini, da Associação de Moradores dos Bairros São Pedro, Pindorama e Chic e Chic.

Trata-se de um projeto de responsabilidade socioambiental implantado pela empresa, que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da região de Aracruz e áreas vizinhas. O Estaleiro Jurong Aracruz está colocando em prática um extenso projeto de educação profissional para cerca de 670 trabalhadores, dividido em duas etapas.

O projeto vai oferecer aos moradores da região de influência do estaleiro chances de aproveitar as oportunidades que surgirão com a chegado do Estaleiro Jurong Aracruz – EJA. A expectative é de geração de 2,5 mil vagas de empregos durante a sua construção e mais 6 mil a partir da sua operação. 

O projeto é composto por 25 cursos, que totalizarão 3.780 horas de qualificação e aperfeiçoamento. Na primeira etapa são ofertadas 330 vagas e as demais serão ofertadas no segundo semestre. Os candidatos, em sua maioria, são moradores do próprio município de Aracruz, principalmente das áreas de influência direta do empreendimento – Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, além da própria Aracruz Sede. Dos 330 matriculados, são 238 de Aracruz, o equivalente a 72% e os 28% restantes são dos municípios de  João Neiva,  Ibiraçu e Fundão.

Os alunos aprovados, moradores das localidades fora da sede do município de Aracruz, receberão transporte gratuito, por meio de parceria com as prefeituras. Os cursos abrem oportunidades para que os moradores treinados trabalhem nas obras de empreendimentos da região, além de poder concorrer à vaga no Estaleiro Jurong. 

Outra linha de ação deste programa é a formação de micros e pequenos empresários por meio da qualificação para setores como alimentação, construção civil, estamparia, costura industrial e hotelaria, que terão aumento natural de demanda com a instalação do Estaleiro.

O projeto está sendo realizado, nesse semestre, em parceria com entidades educacionais, como Faculdade Casa do Estudante (FACE) e SENAI, e no segundo semestre, com Fundação São João Batista, Escola Técnica PREMIER CEDTEC e  SENAC e as prefeituras de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva.

Entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013 será realizado o processo seletivo para os cursos de Instalações Elétricas Prediais, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Soldador (Eletr.Revestido, MIG, TIG), Bombeiro Hidráulico, Gestão Ambiental, Eletricista de Manutenção, Encanador Industrial, Auxiliar em Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Instrumentação Cirúrgica.

 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br