Qui, 19 de Fevereiro de 2015 09:24 |
A partir da chegada do NS Arpoador no cais do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), hoje pela manhã, dia 19 de fevereiro, tem início o processo visando a sua liberação junto à Receita Federal. Após, começa a montagem no casco dos megablocos de acomodação da tripulação, bem como da torre de perfuração. Os equipamentos já estão sendo montados e vem sendo construídos desde o ano passado pela equipe de operação do EJA, enquanto o casco vinha sendo construído nos estaleiros do Grupo Sembcorp Marine, em Cingapura.
Para a montagem dos megablocos no casco, será utilizado um guindaste gigante flutuante do EJA com capacidade de içamento de até 3.600 toneladas. O guindaste flutuante do EJA foi fabricado no Japão, possui bandeira e tripulação brasileira e é o maior da América Latina.
O trabalho de construção da torre de perfuração e acomodações da tripulação vem sendo realizado por aproximadamente 1000 trabalhadores do EJA de diversas áreas, como: soldadores, jateadores, montadores de andaime, caldeireiros, pintores, técnicos em construção naval, engenheiros, entre outros. O navio-sonda Arpoador deverá ser concluído e entregue à Sete Brasil ainda este ano. A previsão é que até abril de 2015 sejam contratados diretamente cerca de 400 trabalhadores pelo Estaleiro Jurong Aracruz.
O NS Arpoador é o primeiro de sete navios-sonda encomendados ao EJA pela Sete Brasil para operação em águas ultraprofundas do pré-sal brasileiro da Bacia de Santos. Além do NS Arpoador, o Estaleiro Jurong construirá em Aracruz outros seis navios-sondas: NS Guarapari, NS Camburi, NS Itaoca, NS Itaúnas, NS Siri e NS Sahy.
A embarcação, com alojamento para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidade de carga e espaço útil, avançados equipamentos de perfuração e um amplo ‘moon pool’ central (abertura no centro do navio similar a uma piscina por onde se movimentam os equipamentos de perfuração dos poços de petróleo). O navio-sonda será capaz de operar a 10 mil pés de profundidade (3.048 m) e perfurar poços de até 40 mil pés (12,2 km) de comprimento.
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