Campanha educativa é realizada nas praias de Aracruz, Fundão e Serra, na área da APA Costa das Algas e do RVS de Santa Cruz

Qui, 27 de Fevereiro de 2014 10:51

Com objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação ambiental da região, valorizando a biodiversidade e garantindo o uso sustentável dos recursos naturais, foi realizada uma campanha educativa nas praias das Unidades de Conservação Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz.

A campanha foi realizada no período de 25 de janeiro e 8 de fevereiro, nos munícipios da Serra, Fundão e Aracruz, e contou com a participação de voluntários das Associações de Moradores de Itaparica, de Nova Santa Cruz, Cruzeiro, e do Projeto Bom de Bola, Bom de Escola, da Barra do Sahy, todos da orla de Aracruz. Durante a campanha, os voluntários distribuíram materiais educativos e orientaram os usuários das praias sobre os cuidados para aproveitar o verão, contribuindo com a preservação do ambiente.

Essa campanha é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio logístico do Estaleiro Jurong Aracruz. A campanha foi realizada nas praias de Costa Bela, Nova Almeida, Praia Grande, Enseada das Garças, Costa Azul, Rio Preto, Praia Formosa, Praia de Itaparica, Santa Cruz, Praia da Balsa, Praia de Coqueiral, Praia dos Padres, Praia do Sauê, Mar Azul, Putiri, Praia dos Quinze e Barra do Sahy.

Dentre as ações da campanha educativa nas praias, destaca-se ainda uma pesquisa com banhistas para identificar problemas e dificuldades na conservação do ambiente. Foram entrevistados mais de 3.500 frequentadores das 17 praias existentes nas UCs.

A pesquisa identificou ações prejudiciais ao ambiente costeiro e marinho, como: lançamento de esgoto a céu aberto, ausência de banheiros químicos para o público, uso inadequado de churrasqueiras, carência de chuveiros com adaptadores para evitar o desperdício de água, depósito irregular de lixo e número insuficiente de lixeiras.

Outros problemas identificados pela pesquisa foram: veículos sobre a restinga, perda de ambientes naturais, especialmente de restinga, número insuficiente de agentes fiscalizadores do meio ambiente, captura de fauna e flora, além da presença de animais na areia, que podem transmitir doenças ao homem (zoonoses).
 

Comunidade Indígena de Irajá celebra inauguração de nova Quadra Poliesportiva

No dia 29 de janeiro, foi entregue pelas Lideranças Indígenas, Estaleiro Jurong Aracruz ( SEATRIUM) e Suzano uma Quadra...

Doação de kits de material escolar para crianças de projetos sociais

Aracruz, ES – 30 de janeiro de 2024. Em um gesto de união e comprometimento com a comunidade, os...

Marinha avança na construção do primeiro Navio Polar fabricado em solo brasileiro

A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar...

Estaleiro brasileiro da Sembcorp Marine conclui FPSO P-71 da Petrobras

Estaleiro Jurong Aracruz atinge marco com entrega do segundo projeto de fabricação e integração de módulos FPSO A Sembcorp Marine Ltd...

Redes sociais

LINKEDIN linkedin

Twitter twitter

Receba nossa
newsletter

Denuncie ações incorretas

Denuncie na Seatrium Ethicsline

A Seatrium Ethicsline é um serviço independente
de denúncias administrado pela Deloitte.

ethicsline@seatrium.com

secure.Deloitte-halo.com/SeatriumEthicsline

Brasil: 0800 878 2427

Contato Comercial
do EJA

Contato para clientes.

Proteção de
Dados do EJA

Envie um e-mail para:

DPO@jurong.com.br

SEDE ARACRUZ / ES: +55 27 2237-6900 / +55 27 3270-6900 / +55 27 3270-6940

Copyright © Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.
Código de Conduta . Política de Denúncia . Política de Privacidade . jurong@jurong.com.br